sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PAELLA


Ingredientes:
2 pimentos vermelhos;6oog de tomate;1 cebola grande;5 dentes de alho;300g de ervilhs frescas; 1 frango preparado;250g de lombo de porco;400g de ameijoas; 6 camarões crus, com a casca; 8 colheres, das de sopa, de azeite; sal; pimenta de moinho; 1 dose de açafrão (o,2g); 1 colher, das de chá, de pimentão-doce; 1 folha de louro; 1,25l de caldo de carne;500g de arroz de grão redondo (em alternativa, arborio ou vialone, italianos, carolino); 1 limão
Preparação:
1 - Aqueça o forno a 250º (gás3).Grelhe os pimentos durante cerca de 20 minutos, até a pele ficar acastanhada e empolar. Retire a pele e as sementes e corte em tiras estreitas. Reduza o forno para 180º (gás2)
2 - Escalde e pele os tomates, parta ao meio, remova as sementes e a haste e pique grosseiramente.Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Se utilizar ervilhas frescas, descasque-as.
3 - Parta o frango em 12 bocados, corte o lombo de porco em cubos e lave cuidadosamente as ameijoas em água corrente. Lave os camarões.
4 - Aqueça o azeite numa frigideira, aloure o frango de todos os lados, tempere com sal e pimenta e retire.Repita a operação com a carne. Frite em seguida as ameijoas até que todas abram:deite fora as que ficarem fechadas. Frite igualmente os camarões, até adquirirem um belo tom vermelho. Mantenha todos estes ingredientes quentes.
5 - Refogue a cebola e o alho na gordura restante. Adicione o tomate e as ervilhas e deixe apurar cerca de 5 minutos. Misture o açafrão e o pimentão e tempere generosamente com sal e pimenta.Junte o louro e faça ferver o caldo de carne num tacho separado.
6 - Deite o arroz na frigideira com o refogado, cubra com o caldo de carne a ferver e deixe cozer durante 25 minutos, até que o arroz tenha absorvido quase todo o líquido. Misture os pimentos, prove e, se necessário, rectifique os temperos.
7 - Decore com pedaços de frango, cubos de carne, ameijoas e os camarões. Cubra a frigideira com uma folha de papel de aluminio e coloque no forno quente, na prateleira do meio, durante cerca de 15 minutos. Sirva a paella na própria frigideira (paelleira)
Nota:
O tipo de arroz é fundamental para a paella. Não se deve deixar empapar; é por essa razão que a respectiva cozedura é tão breve quanto possível. Toda a arte de uma boa confecção de uma paella consiste em adicionar os ingredientes no preciso momento, de modo a que os paladares se combinem mas a carne e o peixe mantenham os seus sucos, os legumes se conservem estaladiços e o arroz permaneça bem solto.
Se não dispuser de uma frigideira própria para paella, pode utilizar uma caçarola grande. Em Espanha, nos dias de festa, a paella é preparada sobre lume vivo, para que as chamas lambam as bordas da frigideira e aqueçam todos os ingredientes do mesmo modo. Portanto, em casa, o melhor é preparar a paella no forno, onde o caor provém uniformemente de todos os lados, em vez de a preparar no bico do fogão. Ao pôr a mesa, não esqueça os lavabos, com água quente e rodelas de limão, nem os pratinhos para as cascas do marisco e os ossos do frango

Sem comentários:

Enviar um comentário