Ingredientes:
2,5kg de vazia; 8 dentes de alho; 1 colher, das de sopa,de mostarda; 1 colher, das de sobremesa, de sal grosso;3 colheres das de sopa de manteiga;1 colher,das de chá, bem cheia de pimenta moída na ocasião;1,5dl de aguardente velha; 1 colher, das de sobremesa, de farinha; 6dlde leite
Preparação:
1 - Limpa-se a vazia de peles e gorduras. Faz-se uma pasta com os alhos pelados e esmagados, a mostarda, o sal,a manteiga e a pimenta e barra-se a carne.
2 - Põe-se uma frigideira grande, ou um tabuleiro, em lume forte e cora-se a carne de todos os lados, evitando picá-la com o garfo, para o sangue não sair. Rega-se com a aguardente amornada e flameja-se. Mete-se em forno aquecido a 180º, contando com 1o minutos por cada quilo de carne.
3 - Ao sair do forno, retira-se o rosbife para outro recipiente e leva-se o tabuleiro acima do bico mais forte do fogão. Polvilha-se com farinha e percorre-se todo o fundo com uma espátula não metálica. Rega-se com o leite e, mexendo sempre, deixa-se emgrossar um pouco. Rectifica-se de temperos.
4 - Só se deve fatiar uma hora após sair do forno, para a carne reter o sangue, o que não acontece se for cortada muito quente. O rosbife deve apresentar-se castanho por fora e depois gradualmente rosado, até quase vermelho ao centro.
5 - Pode servir-se quente ou frio. No primeiro caso, com o molho bem quente, pois a carne não pode voltar a ser aquecida porque ficaria passada.
6 - O leque para os acompanhamentos do rosbife é muito vasto. Em Inglaterra comem-no, habitualmente, com o york-shire pudding. Sugerimos batatinhas coradas no forno, fritas, duchesse e algum verde
NA IMAGEM: ROSBIFE COM PIMENTAS E FRUTA
Sem comentários:
Enviar um comentário