sábado, 12 de setembro de 2009

TERRINA DE PEIXE


Ingredientes:
para a mousse:
500g de filetes de peixe (p.ex. 250g de bacalhau e perca vermelha, linguado, pescada ou lúcio) 2 a 3 claras; 250g de natas batidas; sal.
para a terrina:
1 colher de sopa de manteiga;10 fatias finas de salmão fresco (cerca de 400g e com 3mm de espessura); sal; pimenta branca de moinho.
para a vinaigrette:
2 ovos cozidos;sal; pimenta de moinho;1colher de chá de mostarda picante; 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;10 colheres de sopa de um bom azeite;; 100g de ervas aromáticas frescas (cerefólio, cebolinho, salsa, estragão) 2 colheres de chá de alcaparras
Preparação:
1 - Desfazer o peixe no almofariz ou na picadora. Juntar as claras e misturar tudo até obter um puré uniforme.
2 - Deitar o puré de peixe numa tigela de vidro ou de metal e tapar. Colocar a tigela num recipiente maior, que deverá estar cheio com cubos de gelo, e deixar arrefecer no frigorifico 1 a 2 horas.
3 - Tirar os recipientes do frigorifico e eventualmente pôr mais gelo.Juntar as natas batidas em pequenas quantidades e misturar com uma colher de cozinha. Tempere tudo com sal e pimenta e colocar no frigorifico.
4 - Aquecer o forno a 175º (gás3).
5 - Untar o interior da forma rectangular com manteiga. Temperar os filetes de salmão com sal e pimenta e colocá-los na forma, de maneira a que se sobreponham e que as pontas caiam para fora da forma


6 - Deitar a mousse na forma e alisar a superfície. Dobrar as pontas dos filetes por cima da mousse e tapar com papel de aluminio untado.
7- Colocar a forma num recipiente maior e enchê-lo com cerca de 3cm de água.Cozer a terrina no forno ( no meio) cerca de 35 a 40 minutos).


8 - Tirar a forma do forno e do banho-maria e deixar repousar durante 10 minutos.


9 - Entretanto, descascar os ovos, retirar as gemas e desfazê-las com um garfo. Temperar com sale pimenta. Misturar a mostarda, o vinagre e o azeite. Lavar as ervas aromáticas, escorrê-las e picar finamente.Juntar as alcaparras e misturar tudo no molho.


10 - Retirar o papel e desenformar a terrina. Pegar num prato virado ao contrário, colocá-lo por cima da forma e virar a forma. Servir a terrina fria com a vinaigrette. Também é agradável se for servida quente ou morna

Sem comentários:

Enviar um comentário