quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SALADA NIÇOISE

Ingredientes:
4 ovos; 500g de batatinhas novas;250g de feijão verde;6 fundos de alcachofras em óleo, escorridos; 350g de folhas de alface variadas; 4 tomates cortados em gomos; 425g de atum em azeite,escorrido e em lascas; 1 pimento vermelho cortado em tiras; 1 colher de sopa de alcaparras escorridas; 10 azeitonas pretas; 1 colher das de sopa de estragão fresco picado, para guarnecer.
Molho:
1 dente de alho esmagado, 3 colheres das de chá de mostarda de Dijon;2 filetes de anchovas em azeite, finamente picados;1/4 de chávena de vinagre de vnho branco; 1/2 chávena de azeite extra virgem.
Preparação:
1- Coza os ovos. Quando estiverem cozidos introduza-os imediatamente em água fria. Descasque-os e corte-os em gomos.
2 - Coza as batatas durante 10minutos. Escorra, deixe arrefecer e corte em rodelas grossas.
3 - Introduza o feijão-verde numa caçarola com água a ferver. Deixe cozer durante 2 minutos. Escorra e passe por água fria corrente. Corte as alcachofras ao meio ou em quartos.
4 - Disponha as folhas de salada numa saladeira ou em pratos individuais. Coloque por cima a batata, o feijão-verde, o tomate, a alcachofra, o atum, o ovo e o pimento vermelho. Salpique com as alcaparras e as azeitonas.
5 - Para o molho coloque no robot multiusos o alho,a mostarda, as anchovas e o vinagre e reduza a puré. Junte o óleo gradualmente, batendo sempre até obter um preparado cremoso. Tempere com sal e pimenta e regue a salada. Salpique com estragão.

Sem comentários:

Enviar um comentário