quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PUDINS DE VIEIRAS COM CREME DE OSTRAS

Ingredientes:
4oog de vieiras;200g de filetes de peixe branco, sem pele (p.ex. pargo,sargo, lúcio, ruivo); 2 claras de ovo; 1 colher das de chá de raspa de limão; 3/4 de chávena (185ml) de natas.
Creme de ostras:
15g de manteiga; 1/2 cenoura, em cubos muito pequenos (concassée); 1/2 talo de aipo, em concassée;2 cebolinhos finamente picados; 1 folha de louro;1/4 de chávena (60ml) de vinho branco;1/2 chávena (125ml) de caldo de peixe; 1/2 chávena (125ml) de natas; 1 colher das de chá de manteiga; 1 colher das de chá de farinha de trigo; 18 ostras frescas, sem casca; 2 colheres das de sopa de natas ácidas; 1 colher das de chá de endro fresco picado.
Preparação:
1 - Retire os intestinos, as membranas e o músculo branco das vieiras. Pique-as com o peixe, no robot multiusos, até obter uma mistura homogénea.Junte as claras, a raspa, sal e pimenta branca e misture bem. Deite as natas e bata rapidamente para misturar. Não bata de mais para não talhar.
2 - Aqueça previamente o forno a 170ºC (termstato 3). Unte ligeiramente seis forminhas de pudim flan. Deite o preparado nas formas, tendo o cuidado de não deixar formar bolhas de ar, e tape-as com papel de aluminio untado.
Coloque-as num tabuleiro e deite água a ferver até meio das formas. Coza durante 15-20 minutos. Está pronto quando uma faca introduzida no preparado sair limpa.
3 - Enquanto coze os pudins, prepare o creme de ostras. Derreta a manteiga, junte os legumes e a folha de louro e mexa durante 5 minutos, não deixando escurecer. Junte o vinho e coza durante 1 minuto. Incorpore o caldo de peixe e as natas, deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer durante 5 minutos. Faça uma pasta com a manteiga e a farinha e deite-a na caçarola, mexendo até o creme ferver e engrossar. Deite as ostras, as natas ácidas, o endro, sal e pimenta preta esmagada, a gosto.
4 - Escorra o líquido e desenforme os pudins nos pratos. Deite um pouco de creme sobre cada um

Sem comentários:

Enviar um comentário