quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CREPES SUZETTE

Cópia de CREPES SUZETE_001
Ingredientes: massa:100g de farinha; 50g de manteiga; 3 ovos; 2,5dl de leite; raspa de 1 limão; sal; recheio: 1 chávena das de chá de manteiga amolecida;1 chávena de açúcar; 1/4 de chávena de sumo de laranja; 1/4 de chávena de licor de laranja;  para servir: 1/4 de chávena de manteiga; 1/5 de chávena de licor de laranja; 1/3 de chávena de sumo de laranja; 4 colheres das de sopa de cognac.
Preparação:
1 – Peneire a farinha para dentro de uma tigela. Faça uma cova ao meio e deite nela a raspa de limão, os ovos inteiros, ligeiramente batidos, e uma pitada de sal.Misture tudo muito bem.. Adicione um decilitro de leite e continue a mexer até obter uma mistura bem ligada. Junte então o restante leite. Deixe a massa repousar meia hora.
2 – No momento de utilizar a massa, junte a manteiga, previamente derretida e arrefecida.
Numa frigideira (só utilizada para crepes) derreta uma noz de manteiga. Deixe aquecer e, com a ajuda de papel absorvente, retire o excesso de gordura, deixando, no entanto, a frigideira untada.
Deite então na frigideira uma colheradq de massa, fazendo-a espalhar-se, uniformemente, por todo o fundo. Quando o crepe começar a enfolar, vire-o com a ajuda de uma espátula e deixe alourar do outro lado.
3 – Retire o crepe da frigideira e coloque-o sobre uma folha de papel vegetal.Conserve quente num prato sobre uma panela de água a ferver.
Proceda de igual modo com a restante massa. Vá empilhando os crepes, intercalando sempre com um pedaço de papel vegetal. Coloque em cada um uma colher das de sopa de recheio que se obtém batendo a manteiga amolecida com o açúcar, o sumo e o licor de laranja. Dobre cada crepe em quatro.
1 - Para servir,derreta a manteiga numa frigideira grande. Junte o sumo e o licor de laranja e misture bem. Arrume os crepes na frigideira. Junte o cognac e deixe aquecer bem. Puxe fogo.
 
O FILME
1 – Fritar os crepes: pôr a massa numa frigideira antiaderente e deixá-la espalhar-se
 
Cópia de CREPE1_001
 
2 – Dobrar os crepes: dobrá-los em forma de meia lua, para que fiquem como uma bolsa
 
Cópia de CREPE2_001
 
3 – Flamejar os crepes: colocá-los na frigideira da calda e regá-los com o licor a arder
 
Cópia de CREPES 3_001

1 comentário: